quarta-feira, 17 de junho de 2015

Óleo de côco e Tireóide, parceria duradoura

Tem pessoas que dizem o tempo todo ... "Eu não consigo perder peso, não importa o quanto eu me exercitar, não sei o que há de errado comigo."
Um bom lugar para começar é a considerar a eficiência da tireóide. Sem uma tireóide funcionando corretamente, é quase impossível de se sentir bem.
Mas, não desanime, há uma maneira realmente simples, totalmente natural para ajudar a sua tireóide voltar a entrar no jogo.
Já chamado de vilão, o óleo de coco agora está sendo encarado como o mais saudável do planeta - e por um bom motivo ...
O óleo de coco é verdadeiramente terapêutico e pode até mesmo enfrentar algumas condições de saúde, inclusive problemas de tireóide. É rico em ácidos graxos, que apoiam o metabolismo e fornecer energia.
As mulheres são 10 vezes mais propensas que os homens a ter um problema com a tireóide.
De acordo com uma estimativa de endocrinologistas, mais de 40 por cento da população dos EUA é afetada em algum nível por baixa função da tireóide, também conhecida como hipotireoidismo. Esta condição é uma doença auto-imune, o que torna mais de 80 por cento dos tratamentos farmacêuticos convencionais ineficazes para ela.
Os hormônios tireoidianos são necessários para atividade celular normal, e se a função da tireóide não é adequada, a perda de peso é quase impossível.
O resultado: lapsos de memória, queda de cabelo, dores no corpo, irritabilidade, depressão, problemas de sono, baixa libido, constipação e ganho de peso.
Você faz exercício, come direito e ainda assim não consegue perder peso?
Cada célula do seu corpo pode ser afetada pelo mau funcionamento da tireoide.
Muitas pessoas podem estar sofrendo de desequilíbrios da tireoide e ainda os testes sanguíneos são normais. Se nós incluímos as pessoas com baixo grau de hipotireoidismo cujos testes de sangue são normais, a freqüência de hipotireoidismo, sem dúvida, deve ser superior a 10 por cento da população.
O que é de especial preocupação, porém, é que muitas pessoas cujo resultado dos testes é normal podem continuar a ter sintomas de uma disfunção da tiróide. Seus humores, emoções e bem-estar geral são afetados por esse desequilíbrio, mas eles não estão recebendo os cuidados de que necessitam para chegar à raiz dos seus problemas.
Outros sinais de que sua tireóide está em apuros:
Retenção de líquidos / inchaço
Infecções virais frequentes
Perda de cabelo
Hematomas freqüentes
Zumbido nos ouvidos
Sensibilidade ao frio / calor
Mãos e pés frios
Insônia
Irritabilidade
Dores articulares
Unhas quebradiças
Formigamento nas mãos e pés
A falta de concentração
Prisão de ventre
Imunidade deprimida
Tontura
Dores de cabeça / enxaquecas
Voz rouca
Pensa-se que a dieta desempenha um papel importante na saúde da tiróide. Embora uma baixa ingestão de iodo leve a disfunção da tireóide, o sal de mesa não parece ser a melhor opção para repor. Muitos alimentos consumidos na cultura ocidental contêm o que são conhecidos como goitrogens ou bloqueadores de iodo. Dois goitrogens populares estão na soja e no amendoim.
Uma grande quantidade de alimentos processados ​​contém ambos.
Com a industrialização de nosso sistema agrícola, o solo tornou-se deficiente de iodo, comprometendo ainda mais a saúde da tiróide. Além disso, o consumo de açúcares e grãos refinados também pode impactar negativamente a função desta glândula.
Por que só remédios para Tiróide não funcionam sozinhos?
Simplesmente tomar a medicação hormonal, sem abordar a raiz do problema não vai promover a saúde.
É importante entender o que acontece em uma doença autoimune. Em primeiro lugar, esta condição faz o corpo atacar a si mesmo da mesma maneira que atacaria um invasor estranho, tal como um vírus ou bactérias.
O ataque provoca inflamação que suprime os hormônios da tireóide e também diminui a capacidade de resposta dos seus receptores.
Além disso, a inflamação diminui a conversão de T4 (hormônio inativo da tiróide) a T3 (forma ativa). A maioria dos medicamentos hormonais sintéticos são repositores do T4, e se você der este medicamento a alguém que tem inflamação, não vai funcionar em todos os casos, porque ele não pode ser convertido para a forma ativa.
As duas causas de hipotireoidismo, a imunidade e inflamação, devem ser trabalhadas a fim de restaurar o equilíbrio e a saúde do corpo.
É hora de alimentar o seu tiróide ...
Aí entra o óleo de coco.
Considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta, o óleo de coco é da carne de cocos maduros.
Ele contém um monte de gordura saturada. Embora tenha havido uma política pública negativa em torno de gorduras saturadas saudáveis, como a do óleo de coco, pesquisas em culturas que têm utilizado o óleo de coco por milhares de anos mostram outra história - gordura saturada saudável pode ser altamente benéfica.
Pesquisas demonstram que a gordura saturada do óleo de coco tem alguns valores terapêuticos surpreendentes:
Promove a saúde do coração, estimula o sistema imunológico, fornece energia imediata, melhora a pele saudável, ajuda a regular o açúcar no sangue, acelera o metabolismo, ajuda na perda de peso.
 O perfil único de ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco é o que torna o padrão ouro entre os óleos e ajuda o organismo em sua auto-regulação.
Estes ácidos graxos, incluindo ácido láurico, são pequenos o suficiente para serem devorados pelas mitocôndrias nas células. Por isso, eles fornecem energia imediata para o corpo.
O ácido láurico é convertido para monolaurina, que é um potente anti-viral, anti-bacteriano e antiprotozoários. Como a monolaurina é um monoglicérideo, pode destruir vírus revestidos com lípidos, incluindo sarampo, influenza, HIV, herpes e um sem número de bactérias patogênicas.
Outro ácido graxo que o óleo de coco contém é o ácido caprílico, também encontrado no leite materno. Também conhecido como ácido octanóico, este ácido graxo saturado tem uma série de propriedades para a saúde e a capacidade para tratar fungos presentes nos intestinos.
Ácido caprílico está presente em pequenas quantidades no leite de cabra e no leite de vaca, mas é abundante em óleos tropicais, incluindo o óleo de coco e óleo de palma.
Devido a esta combinação única de ácidos graxos, o óleo de coco suprime a inflamação e promove a inibição de microorganismos patogênicos.
Os estudos feitos sobre o óleo de coco e metabolismo descobriram que mudar os óleos que você usa todos os dias pode ajudar a perder até 10 quilos em um ano.
Os ácidos graxos de cadeia mais curta encontrados no óleo de coco são rapidamente queimados no corpo. Com o transporte imediato de ácidos graxos de cadeia média para o fígado, a gordura não precisa ser transportada ao longo de todo o corpo e não acabam como gordura no sangue, em vez disso permanece acessível para ser usada para dar combustível para o corpo .
O pior tipo de gordura que você deve sempre evitar: a gordura trans, também conhecida como óleo parcialmente hidrogenado. As principais fontes de gorduras trans são os alimentos processados ​​e fast foods. Este tipo de gordura eleva os níveis do colesterol "ruim" LDL, além de reduzir os níveis do colesterol "bom" HDL. É melhor ficar longe de gorduras trans por completo.
Como adicionar óleo de coco na dieta?
Dá para usar o óleo de coco para tudo. Ele pode substituir todos os outros óleos em sua cozinha. Óleo de coco cru, orgânico permanece sólido à temperatura.
Você pode fritar com ele, assar, refogar - e também colocá-lo em sua pele, cabelos, unhas etc ... você pode até mesmo adicionar uma colher de sopa em seu café da manhã para um grande impulso de energia!
Além de incluir o óleo de coco em sua dieta, tente estas outras maneiras naturais para equilibrar a sua função tireoideana.
Trocar sal de cozinha iodado pelo sal marinho, já que tem mais minerais que ajudam a melhorar o funcionamento da tireóide.
Seguir uma dieta sem glúten, que também foi demonstrado melhorar a função da tiróide. Existe uma ligação entre alergias ao trigo e doença da tireóide.
Técnicas de redução de estresse, tais como meditação ou prática de respiração profunda. O estresse crônico é uma das principais causas de hipotireoidismo.
Suplemento com probióticos, pois um bom funcionamento da tireóide depende de um fornecimento de bactérias intestinais saudáveis.
Certifique-se de que você está ingerindo o suficiente de iodo, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina D, ferro, ômega-3, ácidos graxos, selênio, zinco e cobre.
Limitar a exposição ao flúor e mercúrio.
Siga uma dieta anti-inflamatória, eliminando alimentos processados ​​e coma muitos alimentos orgânicos.

Exercício! Isso também é importante para corrigir a função da tireóide. Andar rapidamente 30 minutos por dia é um bom começo.

56 comentários:

  1. Uma pergunta...não tenho a tireóide, a ingestão do óleo de côco funciona da mesma maneira?

    ResponderExcluir
  2. Sim funciona para todos os casos. E devemos aproveitar dos benefícios do óleo de côco mesmo sem ter uma doença diagnosticada.

    ResponderExcluir
  3. Dra Maria, boa noite! Gostaria de saber se a ingestão de óleo de côco funciona do mesmo jeito para quem não tem a tireóide?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Tenho hipotireoidismo e tomo medicação. Qual seria a posologia do óleo de coco.
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 colheres de sopa ou 45 gramas de óleo de coco extravirgem

      Excluir
  5. Tanto faz em termos de efeito, em líquido ou cápsulas? Qual marca a sra indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico sempre o óleo de côco extravirgem líquido, se possível orgânico.

      Excluir
  6. Indico sempre o óleo de côco extravirgem líquido, se possível orgânico.

    ResponderExcluir
  7. Qual o melhor horário para ingerir o óleo de côco? Pode ser ingerido no café da noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pela manhã é melhor, ele pode ser estimulante e interferir no sono

      Excluir
  8. Qual o melhor horário para ingerir o óleo de côco? Pode ser ingerido no café da noite?

    ResponderExcluir
  9. Tenho hipotireoidismo e todos esses sintomas citados. Muito obrigada por essa orientação. Informação é tudo.

    ResponderExcluir
  10. Tenho nodulo na tireode benigno,o oleo de côco diminue o nodulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diminui o tamanho do nódulo, não há comprovação científica neste aspecto

      Excluir
  11. Deus lhe abençoe por patilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! gostei de tudo que aprendi e vou imediatamente começar a tomar óleo de coco, pois tenho hipo, e tomo remédio, porem com pouco êxito ... gostaria de saber uma receita de suco para ajudar na desintoxicação e perda de peso,para quem tem hipo, por gentileza .... mto obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sugerir o que eu já tomo quase diariamente: spirulina (1 cápsula) chlorella (1 cápsula), limão, gengibre, maçã verde e couve.

      Excluir
    2. Olá! Mas quem tem hipotireoidismo pode comer couve crua? Qual é o limite dessa verdura no consumo em suco?

      Excluir
  13. Adorei o seu blog. Obrigada!! Estou na fila do SUS para fazer uma ultra da tireóide. Tenho um nódulo, que embora tendo passado por duas punções aspirativas, não consegui saber a condição do nódulo. Atualmente sofro de formigamento nos pés e mãos, além de um hematoma próxima ao tornozelo seguido de ardências momentâneas... Sigo na luta para atendimento no Sistema público. Vou mudar meus hábitos alimentares e fazer exercício. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Dra. Maria

    As três colheres de sopa do oleo de coco devem ser tomadas de uma única vez ou podem ser divididas no transcorrer do dia ?
    Grato
    Mauro

    ResponderExcluir
  15. E embora tendo hipotiroidismo, mas com tensão alta, embora muito associada ao sistema nervoso, tomar o óleo de coco não irá interferir, uma vez que acelera o metabolismo? Obrigada

    ResponderExcluir
  16. E embora tendo hipotiroidismo, mas com tensão alta, embora muito associada ao sistema nervoso, tomar o óleo de coco não irá interferir, uma vez que acelera o metabolismo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação ao metabolismo o efeito não é direto. Por ser uma gordura de qualidade atua como importante mediador e transportador de outros nutrientes fundamentais

      Excluir
  17. Bom Dia,
    Eu tenho doença de Graves, descobri em 2015, no momento meu hipertireoidismo está controlado sem remédios há 1 ano. Faço exames de rotina de meses em meses para acompanhar.
    Embora eu saiba que o óleo de coco acelera o metabolismo e o hipertireoidismo seja exatamente isso.
    Pesquisei muito o que poderia ajudar no tratamento de uma doença autoimune e vi que o óleo de coco faz isso.
    Tenho uma alimentação bem equilibrada, sou vegetariana, e faço academia 5x por semana, musculação e aeróbico.
    Gostaria de saber se o óleo de coco me ajudaria ou pioraria por acelerar o metabolismo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de coco é extremamente útil em casos de doença auto imune. Ele não acelera o metabolismo diretamente, então fique tranquila.

      Excluir
  18. Tenho problemas com tireode tomando oleo de cocô será possível ela ficar estável e eu engravidar ? Quanto tempo devo tomar e em quantos meses eu engravidar com esse tratamento natural.

    ResponderExcluir
  19. O ideal seria você ter
    Um acompanhamento rotineiro Franciely. O óleo de coco ajuda muito a tireoide mas depende de cada caso. Também é preciso confirmar se essa é a causa da sua infertilidade. Temos tido reposta em torno de 6 meses. Uma colher de sopa no mínimo. Do extra virgem orgânico.

    ResponderExcluir
  20. Dra.estou na menopausa tenho hipotireoide, o que o óleo faz pra menopausa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de coco de boa qualidade é uma excelente fonte de gorduras saturadas, que é uma excelente fonte de energia e também ajuda a transportar nutrientes essenciais no nosso corpo como algumas vitaminas. Na
      Menopausa temos uma queda de estrogênio que acaba muitas vezes provocando uma piora das doenças cardiovasculares e o depósito de gordura em locais importantes. Portanto o óleo de coco nessa fase ajuda a melhorar a saúde em geral, tanto a parte de prevenção cardíaca como na manutenção do peso.

      Excluir
  21. Dra.estou na menopausa tenho hipotireoide, o que o óleo faz pra menopausa?

    ResponderExcluir
  22. Olá Dra. tudo bem? Eu tenho tireoidite crônica. O óleo de coco funciona bem para este caso? A minha tireoide inflamou e estou com dificuldades para me alimentar, só pastoso e liquido. O que eu deveria evitar para não acontecer esta inflamação novamente? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de côco associado a outras alterações alimentares ajuda a modular o metabolismo e diminuir a inflamação crônica. Os alimentos a serem evitados são todos aqueles que listei no post sobre alimentos pró inflamatórios assim como alimentos processados, açúcar e bebidas industrializadas.

      Excluir
    2. Muito obrigada Dra! Abraços

      Excluir
  23. Olá Dra. tudo bem? Gostaria de saber se o óleo de coco com óleo de chia e óleo de cartamo pode fazer bem? TAMBÉM TENHO HIPO! OBRIDGADA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de coco sim. O óleo de chia tem durabilidade muito curta e o óleo de cártamo é somente um suplemento. Então destes sugiro usar simplesmente o óleo de coco.

      Excluir
  24. O óleo de coco extra virgem em cápsulas, não surte efeito no hipotiroidismo? Porque foi a que comprei... Consumo ou dispenso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode consumir claro, da próxima vez você usa o próprio óleo.

      Excluir
  25. Minha esposa descobrir que tem tiróide bem na gestação de 3 meses, se ela o médico já solicitou a ela para tomar o remédio , se ela ingerir óleo de coco pode melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de coco ajuda mas infelizmente na gestação aumenta a necessidade do hormônio da tireoide por isso realmente é necessário suplementar

      Excluir
  26. Adorei o texto! Tenho tireoidite de Hashimoto, tomo 75mh de Euthyrox, minhas taxas estão normais, porém tenho todos os sintomas, principalmente após cargas grandes de estresse, o que é muito comum :(
    Comecei a tomar o óleo de Coco hoje, meu marido me ajuda muito e já tinha lido sobre. Tomei com iogurte, Ficou uma delícia!
    Muito obrigada por compartilhar um pouco do seu conhecimento! É muito valioso para nós.

    ResponderExcluir
  27. Dr. Minha filha de 9 anos tem cistos custos na tireóide, mas o médico disse que so vamos observar, talvez pode ter sido causado pelo processo reumatico quando tinha 4 anos, agora também tem a lesão no olho, sem processo inflamatório, uveite,já não come glúten diário algum tempo, e se mantém alimentos saudáveis, mas como o okeó de coco ajudaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de coco ajudaria a diminuir a inflamação e diminuiria a probabilidade de aparecimento de novas alterações, principalmente nesse caso com o antecedente dela.

      Excluir
  28. Dr. Tenho Hipotiroidismo, já tomo remédio Euthyrox 75 mg e apareceu 2 nódulos fiz a ultrasson e o médico me falou que está normal os nódulos são muito pequenos e não precisei faz-se pulsão, a 2 anos sentia muita dores na lombar e descobri que tenho início de artrose na lombar e no joelho, o oleo de coco pode ajudar nestes casos.

    ResponderExcluir
  29. Doutora ,quem sofre de hipotireoidismo pode consumir diariamente (duas colheres de sopa ao dia)a farinha de coco? E o leite de coco,podemos tambem consumir todo dia?Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigada, Dra Maria Weber, por seus esclarecimentos. Tenho uma pergunta: o óleo de coco auxilia nos casos de tireodite de Hashimoto, quando a tireóide já está bastante aumentada e há muitos anos dependente do medicamento? Agradeço novamente.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde!
    Faço tratamento do hipotiroidismo, tomo PuranT4(100).
    Tenho uma dúvida sobre o oleó de côco. Qual a diferença entre o óleo líquido e o sólido?
    Tenho ele sólido posso tomar?
    Ou seria melhor comprar o líquido?
    Aguardo a resposta e antecipadamente agradeço!

    ResponderExcluir
  32. Então dott minha filha tem 20 anos ,toma remédio syndroid e te hipotereodismo a 5 anos, será que se ela tomar óleo de coco ela pode melhorar?porque muito dott falam que a gordura saturada e nociva a saude

    ResponderExcluir